terça-feira, 23 de novembro de 2010

Idade do Bronze na Arrábida: um novo povoado

Povoado do Bronze final, inédito, localizado na cumeada da serra da Arrábida, a uma cota de cerca dee 400 m a.n.m. Trata-se de um típico povoado de altura, com elevada defensabilidade natural, dos lados Norte e Oeste. Nos lados Sul e Nascente, muito menos escarpados, conservam-se restos de um potente sistema defensivo que actualmente se apresenta como um cordão de pedras solta, embora sejam visíveis alguns troços de faces de muro. Não foi possível, no estado actual da estrutura, avaliar a respectiva espessura, uma vez que, só com escavação seria possível observar a face interna.
O sítio foi identificado por João Ventura e António Carvalho, tendo sido entretanto objecto de várias inspecções, tendo em vista a confirmação da cronologia do sítio.
O povoado do Valongo, como o baptizámos, dista cerca de 2,5 km do Castelo dos Mouros e cerca de 3 km do povoado do Cabeço da Sela (ou Cela?). Estes 3 sítios parecem fazer parte de um sistema estruturado, uma vez que ocupam posições algo complementares: o Valongo instalou-se no topo da serra, com visibilidade para o litoral e para o interior; o esporão do Castelo dos Mouros domina o vale a Norte da serra, de costas para o mar; o Cabeço da Sela, num esporão que se destaca da vertente oposta, em um povoado virado ao mar, certamente a cavalo da excelente enseada do Portinho da Arrábida.
Todos eles, em qualquer caso, têm que ser pensados numa rede de povoamento coerente, em que o elemento mais destacado é certamente o grande povoado do Risco/Marmitas, que ocupa uma área excepcionalmente ampla (cerca de 100 ha), na meia encosta das pequenas elevações que circundam o Vale do Risco, desenhando um arco de círculo em volta deste vale e adossado, nas extremidades, à própria serra do Risco.
A relativa proximidade daqueles 3 sítios de altura, permite considerar, por ora, a hipótese de ainda haver outros por identificar, nas áreas de mais difícil acesso da serra.
Convém, ainda, ter em conta, na definição do sistema de povoamento regional, para os finais da Idade do Bronze, a própria cidade de Setúbal. Nesse caso, porém, escasseiam os dados que permitam ter uma ideia da dimensão da respectiva área. A todo este complexo, importa somar as ocorrências de sítios de natureza ritual, em várias grutas da região (Furada, Lapa do Fumo...) e o único sítio funerário, aliás excepcional a muitos títulos, que é a Roça do Casal do Meio.





Sem comentários:

Enviar um comentário